Mostra Benjamin de Oliveira em busca de espetáculos

Publicado: março 15, 2014 em Arte, Cultura Afro-Brasileira
Tags:, , , ,

Em sua segunda edição, a Mostra irá receber inscrições de grupos e artistas de Minas que tenham a cultura afro como tema ou um elenco predominantemente negro

A segunda edição da Mostra Benjamin de Oliveira já tem data e local: de 16 a 27 de abril, no Oi Futuro. Para compor a grade de programação, além de dois espetáculos da Cia Burlantins – Clara Negra e Oratório – e de cinco espetáculos convidados, a Burlantins está fazendo um chamamento público para conhecer espetáculos de teatro, dança e circo que tenham a cultura afro como tema ou um elenco predominantemente negro.  As inscrições são gratuitas e abertas a grupos e artistas de todos o Estado até o dia 16 de março. Os interessados devem acessar o formulário – cujo link está disponível na página facebook.com/burlantins - e preencher as informações solicitadas. É necessário ter um vídeo que mostre o trabalho.

O nome da mostra já revela seu eixo temático. Benjamin de Oliveira, patrono da Burlantins desde a fundação do grupo, nasceu em 1870 e foi o primeiro palhaço negro do Brasil. É considerado o criador do circo-teatro brasileiro, gênero que levava para as ruas paródias de operetas, contos de fadas teatralizados e grandes clássicos da literatura. Nos entreatos, cantava lundus, chulas e modinhas em companhia de seu violão. Ao escolher o nome daquele que era conhecido como “Rei dos Palhaços”, a companhia reitera seu desejo de valorizar a riqueza cultural dos negros brasileiros.

O Governo de Minas apresenta a segunda edição da Mostra Benjamin de Oliveira, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.

 

Assessoria de Imprensa

Canal C – Comunicação e Cultura

julia@canalc.art.br // 31 9791 2776

carol@canalc.art.br // 31 9821 3626

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s