Especialista em África da USP participa de II Colóquio Internacional em Alagoas

A professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), Simone Caputo ministrará palestra sobre o tema: “O Patrimônio Imaterial de Cabo Verde e Tradições Orais Crioulas”, no II Colóquio Internacional Brasil x Áfricas: Artes, Cultura e Literaturas, promovido pelo Projeto Raízes de Áfricas, sob o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e apoio de outros parceiros,entre eles o Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade/SECAD.

Sobre a palestrante

Simone Caputo é considerada uma das maiores especialistas em África, no Brasil. Doutora em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), com Mestrado em Letras pela mesma universidade (1979) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Pós-Doutorados na Universidade de Lisboa e Coimbra, em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, em especial Literatura Cabo-verdiana, e Poesia Portuguesa Contemporânea. Linhas de pesquisa na área Outras Literaturas Vernáculas: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Estudos Africanos; Cultura e Literatura Cabo-verdianas; Escritura de Autoria Feminina. Atua nas áreas de Letras e Educação (Especialista em Educação), com ênfase, nesta, em Consultorias de Língua Recebeu em 4 de julho de 2007 a Medalha Ordem do Vulcão, condecoração máxima outorgada pelo Presidente da República de Cabo Verde, por decreto Presidencial número 8/2007.

O II Colóquio Internacional

O II Colóquio visa divulgar novas pesquisas na área e promover um intercâmbio de experiências cujas idéias fortaleçam a igualdade de oportunidades e às reparações ao patrimônio cultural africano e negro construído ao longo da história da humanidade enquanto elemento fundamental à formação da cultura e identidade do país. Parte integrante da IV Bienal Internacional do Livro ( http://www.edufal.com.br/bienal2009 ) inscrições para o II Colóquio Internacional estão disponíveis apenas pela internet e podem ser solicitadas pelo e-mail negrasnoticias@yahoo.com.br, ou informações no link http://www.cadaminuto.com.br .

Serviço:

Quando: 06 de novembro de 2009, das 10 às 17 horas

Onde: Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió-Alagoas, bairro Jaraguá-Sujeitos de direito: professores, pesquisadores, estudantes, representantes de movimentos sociais

Inscrições: Gratuitas negrasnoticias@yahoo.com.br

Informações no link: http://www.cadaminuto.com.br/index.php/blog/blog-raizes-da-africa

Promoção: Projeto Raízes de Áfricas/Federação das Indústrias do Estado de Alagoas

Fonte: Palmares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s