Exposições fotográficas em Brasília retratam cultura negra

A capital federal apresenta duas exposições sob a temática negra. A mostra fotográfica Itinerâncias Negras retrata nas fotografias de Gláucio Dettmar e Leopoldo Silva a história de povos que, trazidos da África, se negaram ao destino da escravidão. A exposição está na Galeria Cal Casa da Cultura da América Latina/UnB desde o dia 19 de novembro e prossegue até 7 de fevereiro.

As quarenta imagens dos fotógrafos elaboram uma reflexão sobre os remanescentes dos antigos quilombos no Brasil, símbolos de uma árdua resistência. A narrativa rememora uma viagem ampla e secular, delineando a dolorosa travessia do Atlântico, aludindo à diáspora negra na América Latina.

As fotografias lançam um olhar sobre o cotidiano de negros que permaneceram ocultos vivendo em comunidades nos confins de um Brasil pouco visível. As fotos tocam em questões de uma sociedade que se revela excludente e produtora de profundas desigualdades.

Nas imagens estão traços étnicos, flagrantes do cotidiano, hábitos e festejos em uma espécie de inventário de vivências negras, revelando fragmentos de várias histórias que compõem um mosaico de entrelaçamentos da cultura afro-brasileira.

A outra exposição fotográfica Rosário: fé e resistência dos negros congadeiros, que abre neste terça-feira, dia 26, traz o trabalho inédito da fotógrafa Myriam Vilas Boas para o Espaço Chatô. O trabalho composto por 16 fotografias revela o ritual religioso dos negros congadeiros em homenagem à Nossa Senhora do Rosário e aos Santos Pretos, mesclando a religiosidade da cultura negra com os santos católicos.

As imagens, produzidas na Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do município de Oliveira (MG), retratam a comunidade que incorpora os personagens de reis, rainhas, coroados, porta-bandeira, capitães-regentes, dançantes, cantadores e caixeiros, que, juntos, formam a guarda de congado.

Serviço:

Exposição Mostra Itinerâncias Negras

Data: de 19 de novembro de 2009 a 7 de fevereiro de 2010

Horário de visitação: de 2ª a 6ª feira, das 10h às 20h, sábado, domingo e feriados das 10 às 18h

Local: Casa da Cultura da América Latina (CAL), na galeria CAL – SCS Q.4, Ed. Anápolis

Tel.: 61 3321.5811.

Exposição Rosário – Fé e Resistência dos negros congadeiros

Data: terça-feira, dia 26 de janeiro de 2010, às 19h

Horário de visitação: de 2ª a 6ª feira, das 10h às 18h

Local: Espaço Chatô, da Fundação Assis Chateubriand (SIG, Quadra 2, Lote 340)

Tel.: 61 3214.1350

Fonte: Palmares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s