Realidade de quilombolas em exposição

Qual a primeira ideia que vem à mente quando se pensa em quilombo? Local isolado formado por escravos negros fugidos. Consagrada pela história oficial, essa visão ainda permanece viva no senso comum. Se pedirem um exemplo, o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, é a referência mais imediata.

No entanto, os quilombos não pertencem somente ao nosso passado escravista, tampouco se configuram como comunidades isoladas. Passados mais de cem anos do fim do sistema escravocrata, há mais de duas mil comunidades quilombolas – presentes e atuantes – espalhadas pelo território brasileiro.

É para divulgar a realidade desses grupos e incentivar as comunidades afrodescendentes, que o Museu Palácio Floriano Peixoto – Mupa, em Maceió, abre suas portas para a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, nesta terça-feira, dia 26. A mostra prossegue até dia 28 de fevereiro.

 O registro fotográfico inédito realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano, em preto e branco, é resultado de pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil.

Iniciada em 2007, a mostra já circulou por 15 cidades brasileiras e oito cidades da América Latina: Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima, Bogotá, Quito e Caracas. Em Maceió, ela chega com o patrocínio da Petrobras e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

No Museu, os interessados tem a oportunidade de conhecer um pouco mais das questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social dos quilombolas brasileiros. Tudo isto registrado em 27 fotografias em preto e branco, cinco painéis de textos e legendas.

Serviço:

Exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência

Dia: de 26 de janeiro a 28 de fevereiro de 2010

Horário de visitação: terça a sexta-feira das 8h às 17h; quarta-feira das 8h às 21h e sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.

Mais informações pelo telefone: (82) 3315-7874.

Fonte: Palmares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s