Cortejo em homenagem a Iemanjá no RJ

Um cortejo em homenagem a Iemanjá promete tomar conta das ruas do Centro do Rio, nesta terça-feira. O 44° Presente de Iemanjá terá concentração na Cinelândia, a partir da 7h, e saída por volta das 9h, em direção à Praça XV, onde serão entregues oferendas à rainha do mar. Após o cortejo, os filhos de Iemanjá seguem de barca até Niterói, momento em que serão oferecidos os presentes.

O evento é promovido Asociação Cultural Recreativa Afoxé Filhos de Gandhi, a exemplo do que acontece na Bahia. Aqui no Rio de Janeiro, o primeiro Presente de Iemanjá foi realizado em 1967, na Marina da Glória. A partir dos anos 1970, a cerimônia passou a ser realizada na Praça XV.

O presidente da Associação Cultural Recreativa Afoxé Filhos de Gandhi- RJ, Carlos Machado, disse, em entrevista ao site do Governo do Estado, que espera um grande público para a cerimônia.

– A estimativa é de que compareça em torno de cinco mil pessoas. Esse nosso encontro é fundamental para a cultura afro-brasileira. Podemos considerar que o “presente” é o primeiro movimento popular religioso que aconteceu no estado do Rio de Janeiro e permanece há mais de 40 anos – lembra.

Serão percorridas as seguintes avenidas do Centro: Largo do Estácio; Rua Estácio de Sá; Rua Frei Caneca;

Túnel Martim de Sá; Rua Riachuelo; Av. Mem de Sá; Rua Visconde de Maranguape; Largo da Lapa; Av. República do Paraguai; Rua Evaristo da Veiga; Av. Rio Branco; Rua Santa Luzia; Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral, sentido Praça 15); Av. Marechal Aguinaldo Caiado de Castro; Praça Marechal Âncora; e

Praça 15 (até a estação das Barcas).

Fonte: Extra Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s