Fortaleza sedia maior e mais plural encontro de cultura brasileira, o Teia Brasil 2010

No próximo mês de março, entre os dias 25 e 31, a capital cearense receberá milhares de representantes de Pontos de Cultura de todas as regiões do país, no evento Teia 2010 Tambores Digitais.

Nesta quarta edição do encontro nacional de Pontos de Cultura estão sendo aguardados participantes de cerca de 2.500 instituições conveniadas com o Ministério da Cultura (MinC), por meio dos programas Cultura Viva e Mais Cultura.

Constam da programação debates, seminários, painéis, rodas de prosa, exibições audiovisuais e exposições, além das apresentações artísticas e de manifestações culturais.

A Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção.

Como etapas preparatórias ao evento são realizadas as chamadas ´Teias Regionais´, que objetivam promover a interação e o intercâmbio entre os diversos Pontos de Cultura nos estados.

A seguir, alguns desses encontros pelo país:

Goiás

A Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, ao norte do estado de Goiás, está realizando desde ontem, dia 18, o ´Teia Centro-Oeste´.

O encontro, que prossegue até domingo, 21, é para promover o intercâmbio e a capacitação dos gestores culturais de cerca de 250 Pontos de Cultura da região.

Além das oficinas preparatórias, a programação também tem atividades voltadas para a troca de experiências, avaliação de processos e mostra artística. Diversidade cultural, articulação, juventude, meio ambiente, novas tecnologias e outros temas da agenda social estão sendo debatidos em rodas de conversa.

Paraiba

Também desde ontem, 18, está acontecendo em João Pessoa, o Teia Paraíba 2010, que visa ampliar o intercâmbio na Rede de Pontos de Cultura no estado.

No encontro, que termina nesta sexta-feira, 19, são promovidos mostra de produtos e serviços, e o 1º Fórum Estadual dos Pontos de Cultura.

No ´Teia PB´ acontece a mesa-redonda Perspectiva dos Pontos de Cultura na Paraíba: Novos Editais e Articulações, reunindo representantes do MinC, do governo estadual, das prefeituras municipais de João Pessoa e de Campina Grande.

Minas Gerais

Para promover e reforçar a articulação da Rede de Pontos de Minas Gerais será realizado o encontro Teia Minas, de 26 a 28 de fevereiro, no Espaço Centro e Quatro, em Belo Horizonte.

O evento é uma promoção colaborativa entre instituições ligadas ao Programa Cultura Viva, comissão e coordenação estaduais de Pontos de Cultura, com o apoio da representação regional do MinC e Funarte.

Na programação estão previstas apresentações artísticas, mesas de debates, rodas de discussão e exposição de painel dos Pontos de Cultura mineiro. Durante o 3º Fórum Estadual de Pontos de Cultura MG haverá a eleição da nova comissão estadual de Pontos de Cultura de Minas Gerais.

São Paulo

O encontro dos mais de 400 Pontos de Cultura paulistas, por sua vez, será na cidade de Guarulhos, entre 26 de fevereiro e 2 de março, quando a cidade da Grande São Paulo sedia a primeira edição do ´Teia Paulista´.

O evento é realizado pela comissão paulista dos Pontos de Cultura, em parceria com o MinC e a prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

No dia 26, a partir das 18h30, no Adamastor Centro, a abertura do encontro contará com as boas-vindas do Bloco Afro Ilú Obá De Min – Ilú Onã – Caminhos do Tambor (SP), seguido do início da mostra artística com apresentações de dança de Pontos de Cultura de Diadema e de Guarulhos.

Fonte: Palmares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s