Manual do Bom Yaô

Achei bem interessante e decidi compartilhar com vocês, amigos do Raiz Africana!

COMPORTAMENTO DO BOM YAÔ

Candomblé

1- Não retrucar a mãe-de-santo. Você por acaso retruca seus avós?

2- Caso tenha algo para falar que não esteja concordando, discretamente peça um minuto da atenção da mãe de santo e exponha a situação civilizadamente, sem precisar que a torcida do Flamengo esteja assistindo. Dar um escândalo no meio do barracão não é postura de um filho de santo, e você ainda corre o risco de tomar um fora na frente de todo mundo

3 – Quando tiver visita no barracão (egbomis, ekedes, ogãs, zeladores), seja em dia de festa ou em dia corriqueiro, é de bom-tom que os filhos se abaixem para dirigir a palavra a mãe de santo. Detalhe: Só atrapalhar a conversa caso seja EXTREMAMENTE necessário. Deve-se chegar junto à ela, mas não muito, e ficar abaixado esperando que ele pergunte o que deseja. Quando ele perguntar, comece sempre sua frase com “AGÔ”. “Agô, mas blá blá blá…”.

4 – Nunca, jamais, em tempo ou hipótese alguma, seja no seu barracão ou no barracão do alheio, deve-se sentar na mesma altura que sua mãe de santo. Ela já passou por vários sacrifícios para estar sentado confortavelmente ali. Você ainda está no meio do caminho. Portanto, pra que querer sentar aonde você não alcança?

5 – Yawo e abian não bebe nenhum líquido em copo de vidro dentro de seu barracão ou no barracão do alheio. Deve-se esperar o bom e velho copinho de plástico ou então a conhecida DILONGA, BAN ou CANEQUINHA DE ÁGHATA, como você preferir chamar. Copo de vidro só quem tem direito é egbomi, ekedi, ogan e zelador.

6 – Yawo e abian não come em prato de vidro ou louça. Apenas em pratinho de plástico ou ághata. Aliás, devemos lembrar que é de boa educação cada filho trazer seu devido pratinho de ághata e sua devida canequinha para seu uso pessoal no barracão.

7- Terminou seu ajeum? Pegue seu pratinho e sua canequinha, vá para cozinha e lave. Não cai a mão e nem coça, sabia? Infelizmente ainda não possuímos uma empregada que possa cuidar da limpeza geral enquanto nós descansamos.

8- Como dissemos no item anterior, não temos uma empregada para limpar tudo. Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Cada um fazendo um pouco fica mais fácil e rápido.

9- Resolveu visitar a mãe de santo? Que maravilha! Ela adorará sua visita, ainda mais se você vier com uma modesta colaboração para o ajeum, pois como é do conhecimento de todos, a mãe de santo não é rica e nem tem obrigação de alimentar todo mundo. Madre Teresa de Calcutá já morreu, e definitivamente, ela não vira na cabeça da mãe de santo.

10-Ao chegar ao barracão, o procedimento correto é: a) Tomar seu banho e ir trocar de roupa; d) Bater cabeça no axé, na porta do quarto de santo e pro pai de santo; e) Tomar a benção à TODOS os seus irmãos. Agora sim, caso não haja nada em que se possa ajudar (muito embora seja impossível, pois em uma casa de santo sempre tem algo a ser feito), você pode ir colocar seu tricô em dia

11-. Você trabalhou feito a escrava Isaura e se cansou? Acabou de fazer todo o serviço? Bem, agora você pode pegar o seu maravilhoso APOTÍ e confortavelmente sentar-se nele. Como dissemos no item 5, cadeiras, sendo com ou sem braço, só ebomis, ekedes, ogãs ou zeladores que podem sentar. Existe uma variável do APOTI¹, que é a famosa ESTEIRA. Nela você pode se sentar, se espichar e até relaxar seus ossos. Ela é sua! Aproveite!

12- Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando o ajeum na frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, na casa de santo é igual. Antes os mais velhos devem se servir, pra só depois os abians e yawos se servirem. Isso é mais que uma regra, é etiqueta. E você não vai querer ser um deselegante, não é? Lembre-se: Estão sempre observando você…

13- Você gosta que fiquem pegando suas roupas emprestadas? Pois é, a mãe de santo também não gosta. Portanto, que tal ir comprar um belíssimo tecido de lençol e fazer uma baiana de ração básica pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestada. Não é maravilhoso? Todos na casa contentes e felizes com suas devidas roupas.

14- Quem traz dinheiro para o sustento da casa? Você é que não é. Portanto, trate muitos bem os clientes que vão para jogar ou se consultar, pois é deles que vem boa parte do dinheiro dali. Sorrir sempre e servir um copinho de café ou de água gelada não matam ninguém. Que tal tentar?

15- E vai rolar a festa! O povo do keto, do jeje, da angola e até da umbanda já mandou convidar. Mas, e o dinheiro para comprar o ajeum e o otí do povo? Com certeza o Carrefour não irá mandar as coisas de graça para o barracão, nem o homem dos frangos tão pouco irá dar os bichos e todo o material restante. Portanto, que tal se todos coçassem o bolso um pouco e ajudassem?

16- Você acha que só por este local ser uma casa de santo, a COPEL, LIGHT, SANEPAR,CEDAE, CEG, TELEGAS, entre outras, irão fornecer água, luz e gás de graça? É claro que não. Portanto, contribua sempre com a sua módica mensalidade. Economizar um pouco na Skol e no cigarro no final de semana já irá ajudar muito no barracão.

17- O mundo está em guerra, existe muita gente por aí passando fome. Portanto, por que desperdiçar comida? Fazer a quantidade exata só para quem trabalhou dignamente e contribuiu com este maravilhoso ajeum é o coerente, pois você não está no programa da Ana Maria Braga para comer de graça. Se você tem alguma sugestão, leve-a antes ao pai de santo. Espalhar a corrupção sobre a Terra era coisa da novela passada.

18- Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do barracão.

19- Roda de candomblé, seja em sua casa ou na casa do alheio, não é lugar de ficar de cochicho e risinhos irônicos. Se você quer fuxicar, vá para um botequim.

20- Anágua encardida, só se for depois da festa do candomblé. Antes, NUNCA, JAMAIS, NEM PENSAR! Devem ser brancas como a neve, salve anágua de ráfia ou entretela.

21- Você, irmãozinho, que vê o mundo cor de rosa-choque com bolinhas amarelas, deve deixar esta sua visão progressiva e moderna do lado de fora do barracão. Ali dentro você tem que ver tudo branco. O mesmo vale para as coleguinhas que vêem tudo azulzinho. Casa de orixá é para louvar e cuidar do Orixá, e não para arrumar casório.

22- Vai rolar um churrasquinho de gato na casa do seu coleguinha no meio da semana, no mesmo dia de função do barracão? Então, peça para ele guardar uma garrinha de carne para você e venha cumprir suas obrigações junto a seus irmãos.

23- Se sua irmã de santo tem uma baiana mais humilde do que a sua nada de ficar xoxando. Lembre-se, o mundo dá voltas e o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Amanhã pode ser você com uma baiana de chita e ela com uma belíssima saia de rechilieu.

24- Caso assista fora do seu barracão a algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando e chamando de marmoteiro. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser pro próximo. Além do mais, comentários sempre são feitos depois. Vai que tem alguém conhecido escutando?

25- Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre.

26-Respeito é bom e conserva os dentes. Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver a mãe de santo e irmãos mais velhos em determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do barracão pra fora. Além do mais, a próxima vítima pode ser você.

27- Roupa de barracão é saia comprida, camisú e pano da costa. Shortinhos e top’s devem ser usados somente pra ir ao baile funk.Roupa preta jamais nem na sua casa e nem na casa dos outros.

28- Sempre que for servir algum mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir. Nunca olhar no rosto da pessoa. Responder somente “sim” ou “não

29- Benção foi feita para ser trocada. Sempre que você pede a benção, você está na realidade pedindo a bênção ao Orixá da pessoa, e não à ela própria. Portanto, todos devem trocar a benção, mais velhos com mais novos e vice-versa.

30- Nunca deve fumar na frente da sua mãe de Santo…Principalmente no barracão.

APOT͹: A casa constantemente precisa de apotís. Nos grandes supermercados vendem higiênicos banquinhos de plástico. Coopere com a casa e leve o seu.

31- No barracão o yao não deve dormir em cama.

32- Se esta frio não deixe de levar seu cobertor, em qualquer situação leve sua toalha de banho ou deixe uma no barracão, depois de usá-la estenda..Ninguém tem obrigação de ficar recolhendo roupa de filho de santo que fica jogada pelos cantos. ( pior que ficam mofando)

33- Se você levou, uma roupa emprestada, que usou para lavar.Não esqueça de devolver.

34- Não deixem roupas que emprestaram do barracão jogadas pelo chão, é muito feio. Veja de onde foi tirada e recoloque no lugar assim que se trocar.

35- Vai ter festa que bom… 15 dias antes separe sua roupa engome o que for preciso…Deixe tudo ajeitado.No barracão pode não dar tempo de arrumar, nem de engomar então mãos a obra.

36- Se vc esta no barracão, dormiu lá..Antes de dar bom dia para alguém, vai direto ao banheiro lavar sua boca, para só então dar bom dia para as pessoas.

Fonte: http://www.umbandaecandomble.com.br/

Anúncios

32 comentários sobre “Manual do Bom Yaô

  1. MEUS CAROS IRMÃOS, ADOREI COMPORTAMENTO DO BOM YAÔ, NA MINHA ROÇA, EU COSTUMO APLICAR ESTE TIPO DE COMPORTAMENTO PARA OS MEUS FILHOS.
    E UMA PENA QUE NÃO É APLICADO EM TODAS AS ROÇAS.

    ABRAÇOS

    PAI RICARDO
    TOFAJI D’OGUN

  2. Esses regrinhas basicas são realmente muito uteis e importantes,pois sou iniciada a pouco tempo mas ja fui abian por anos e sempre cumpri todas elas,até porque foram passadas detalhadamente pela minha Zeladoura. PARABÉNS

    1. caso queiram empregados. paguem>kkk
      essa estoria de tratar quem quer que seja, como se fosse deus
      é o mesmo que reproduzirmos fielmente a escravidão.

  3. 28. Sempre que for servir algum mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir. Nunca olhar no rosto da pessoa. Responder somente “sim” ou “não
    bandeja….isso é o cumulo….
    nunca olhar no rosto? como?
    porque sao mais velhos, sao melhoresssssssssssssss?
    me polpe.

  4. Meu pai oxala… nunca ouvi tanta besteira juntas em um so artigo, e por essas e outras que o candomble esta ficando extinto, e muitas casas estão fechando. isso e hipocresia e um desrespeito ao ser humano. Afinal o que são os vodunsis do candomble senão meros conhecidos.

    Depois aparece um monte de Ebomi e Pai de Santo Morto..vão perguntar porque, principalmente se for mecher com gente Do Ogum.(Que não e um povo muito bom pra aceitar imposição dessa maneira) quero ver um babalorixa com mais de 50 anos de santo falar que essas besteiras resolvem hoje em dia, afinal candomble não e nenhum circo e sim um culto ao orixa…

    por fafor excluam essa porra antes que a manhoria dos iniciados virem Evangelicos.

    1. Colofé pai !
      Mais hoje o senhor que já e Babalorixá não que ir pra conzinha não , não quer ir lavar roupa , não que ir fazer um ebo , não quer ir pro fogão , não que pega no pessado concorda? pois a faze do senhor de Yao já passou né assim ?

  5. AMEIIIIIIII ESSE TEXTO, IREI IMPRIMIR PRA LEVAR PRA CASA DE SANTO DA MINHA MAE, INFELIZMENTE OS DEDOS DAS MAOS NAO SAO IGUAIS, NE!!!! O IMPORTANTE E NAO PERDER A FÉ QUE UM DIA AS PESSOAS CONCIENTIZACAO QUE UMBANDA OU CANDOMBLE NAO É FEITO SO DE ROUPAS BONITAS E COM TODOS OS MEDIOS COM CARINHAS FELIZES… SABEMOS QUE NO FUNDO ESTAMOS TODOS RESGATANDO ALGO, E PRA ISSO DEVE SER FEITO COM SERIEDADE AMOR RESPEITO E FÉ, OBRIGADA PELO TEXTO, ESPERO QUE COM ELE PELO MENOS 60% DOS FILHOS ABSORVAM!!! MUITO AXÉ PRA TODOS.

  6. Achei ótimo o manual. Já o conhecia ,porém não havia conseguida o texto na íntegra. Enviarei para meu zelador. Motumbá Axé! Ekedy Denise

  7. oi sou muito obcecado pela cultura africana e gostaria muito de saber como é que se vira um filho de santo se é essa a palavra correta. gostaria de saber os passos com detalhes do frequente de barração até ser um pai de santo obs:matheus.gatinho.pivato@hotmail.com

    1. olha matheus eu tenho a mesma curiosidade q vc,porem aprendi q tudo ha sua hora, e ja quebrei mutio a cara com algumas coisas, entao hj eu deixo para minha mae oxum me guia e me ajudar a aprender na hora certa e da maniera certa. te aconselho o mesmo, nem tudo a gente pode saber assim de cara, tudo ha sua hora vai com calma se vc gosta visita pesquisa nao entra de cabeça primeiro tenha certeza do q quer e se gosta.

      1. faço minhas a sua palavra pois tenho amigos que entraram so por entusiasmo hj querem sair e o orixa esta dando pau

  8. Que falta de respeito com o Ser Humana, a sim suas regras mas chegar esse ponto ?? Por favor
    vocês querem filhos de santo ou escravos nas casas de vocês ! eu em !

    1. Não se nois que somos do candomblé não conserva nossa raça,nossa anarquia , vai chega um no Ilê querendo muda o dos costumes da casa
      Axé !

  9. enquanto eu, gostei muito deste site, orienta muito os yaôs, mais uma coisa que esta min encomodando no candomble é pq eu passei 7 anos pra usar oxumbetas e contas feichadas ou runjébre, enquanto muitos yaôs que foram feito hojé estão usando pq isso?
    poxa os yaôs de hojé não são como antes né

    min discupe qualquer coisa
    bença pra quem é de bença
    colofé pra quem é de colofé
    um abraço

  10. kkkkkkkkkkkk na verdade é sempre bom fazer isso por que yaô tem que fazer essas regras ta certo se não vira bagunça + também não é pra tanto nois somos ser humanos e não escravos e + pra frente se o bom yaô fazer tudo isso vai vira uma boa mãe de santo ou pai de santo… ><

  11. entrei para a religião a pouco tempo, e não me sinto ofendido por ter que fazer boa parte do que esta descrito a cima! isso ajuda a afastar os de pouca fé e os marmoteiros, a diferença dos clientes e dos filhos do barracão!

  12. Gente , muito bom esse site os meus irmãos YAOW segue esse comportamento de antigos !
    Olha yao , não é pano de chão não pra gente que é de cargo usa é abusa não,pois o eu me boto no meu lugar é eles também no deles de yaow gente que disser que vocês acha faze de yaow oque fica uma pergunta pra vocês me respondam ? Axé para todos

  13. Acho muito válido ter algum material para orientar os yawos, mas acho válido as pessoas respeitarem e serem respeitadas, o fato de algum “noviço” (yawo) não poder olhar no rosto de alguem, que absurdo é esse????? O zelador de orixá por acaso é algum Deus? Óbvio que NÃO, devemos respeitar os orixás e nossos irmãos como a nós mesmos, mas fazer a condição de yawo como um mero escravo, isso já é demais.
    Sou um Yawo feito com 1 ano de iniciação, porém não permito e nunca permitirei ser tratado como um trapo, que é isso que muitas casas pregam…
    Consciencia, educação e amor, tendo isso qualquer manual ultrapassado de “boas condutas” em casa de axé fica no chinelo.
    Axé a todos.

  14. ola pessoas! esse manual tem muita coisa certa e muita errada,certa pois realmente os yaos e pessoas como eu iniciante ,devemos saber nosso lugar dentro da casa DO SANTO (ATE PQ NAO É DA MAE OU PAI DE SANTO E SIM DO SANTO), Devemos saber a respeitar nossos zeladores nossos mais velhos em geral,porem para isso eles mesmo devem saber se respeitar e nos respeitar,ate pq se a casa nao tem empregada a gente por ser yao tbm nao somos empregados somos yao , estamos na casa para aprender sobre nossa raiz e cuidar de nossa vida espiritual cujo qual muitas vezes nosso orixa que cobra. É dever do mais velho ensinar educar, um yao é igual um bebe uma criança nada sabe, esta ali para aprender crescer ,assim como nossos mais velhos aprendeu um dia! Lembrando que todo esse respeito primeiramente vem para nossos orixas todos em geral ,pra depois vim para um mais velho e um yao. Muito facil para um mais velho senta a bunda gorda em uma cadeira , em roda receber suas entidades, e o yao la igual besta boiando sem saber o q fazer ou o pq q esta fazendo,apenas recebendo ordem de alguem cansado de servi os seres de luz que nem isso sao capaz de assumir, por isso muita casa esta fechando e muitos virando evangelicos ,ninguem esta por amor e ninguem esta sabendo respeitar o proximo nem a si mesmo,esquecem q o yao de hoje pode ser um mais velho de amanha,ate mesmo assumir o lugar de um zelador. Nao somos tao inuteis assim para nao saber ate onde podemos ir dentro de uma casa de santo e perante nosso zelador,basta o mais velho ensinar da maneira certa e com educaçao.Em fim … o que para mim esta errado no manual ja deu pra entender ne…… Axe a todos e a bençao dos mais velhos q ainda tem muito q aprender novamente para relembrar o q viveu. ( a bençao em respeito ,pois se sao hoje zeladores sao mais velhos é pq orixa confia em vcs, nao so apenas por ser uma missao ou estar em seu destino esse caminho, se vcs sao e pq vcs podem fazer muito melhor que isso, dentro de cada um vcs sabem q é verdade, so cuidado pq orixa da e tira se preciso! ). Axe!

  15. Gostei muito das dicas, não vi nada de escravidão, simplesmente sujou lavou, bagunçou arrumou acendeu apague enfim…. reclamar é muito facil fazer é q são elas. Parabéns pelas dicas aproveite quem quizer porq não tem ninguem obrigando a fazer nada são apenas umas dicas para não errar virei fã estou aki lendo e aprendendo. Axé!!!

  16. Gente cada casa tem seu geito , cada religião também , oque vc ver na sua casa vc não vai sair expalhando camdombe e segredo , cada pai de santo tem a sua Raiz , ninguem e igual e não samos perfeitos , mas pensem o pai de santo (a) ele que prepara seu filho (a) pra quando vir uma Yaloríxa ou babaloríxa da o orgulho , e a mae de santo um dia pensa que tudo que fez vc passa foi pro seu bem o bem do seu santo , nada que um Yao Faz e invão , mas os yao de hoje já querem nascer sabem , ja querem ser pais ,
    CAMDOMBLE E PRA APREENDE E PRA ENSINAR , NAO PRA GENTE FICA CRITICANO .
    Um Ilê ,Terreiro , e luta pra se conquista , e suor , e noites sem dormi , e vitorias conquistas perdas , pra chega um yao e quere faze da sua casa um lugar orrível , do um conselho pros Yao = irmâos (a) de o seu valor hoje agente so vale oque temos , de orgulho a seu babaloríxa a sua Yaloríxa , de valor a o santo que roda em vosa cabeça e de valor aos santos dos outros e se você esta ali não e por nada e sim pelo seu sant

  17. Bom dia, abenção a todos,
    Penso que a boa educação, a disciplina e o respeito as hierarquias são validos, necessarios e imprecendivel em quaquer religiao, instituição ou grupo comunitario. Porém devemos estar atentos para não trocar a liderança por um autoritarismo ou o culto ao “ego” e a o poder absoluto e avaidade pessoal. Acredito que a verdadeira liderança se obtenha com o bom exemplo, com uma boa conduta e com a ética e não com “leis” e normas “baixadas” rigidamente como num regime autoritario e ditadorial. Falo isto para estarmos atentos, para não acabar afastando os adeptos do candomblé e esvaziando a nossa religião. Não podemos perder de vista o fato das outras religioes estarem ai de plantão usando de estratégias (“sobretudo das nossas “fragilidades” interpessoais”) para atrair novos adeptos, vede a igrejas evangelicas. Falando assim, não estou sugerindo em deixar o candomlé virar uma “bagunça” ou algo parecido, onde tudo se pode, so para atrair novos adeptos ou mante-los, absolutamente!Mesmo porque, creio eu, que isso seria algo anti-ético. Estou falando em saber usar do tão antigo e valido “jogo-de-cintura” e no uso da “diplomacia”, tão necessaria em qualquer grupo (“religioso ou não”) que pretenda sobreviver.E isso, no passado as nossas religioes de matrizes africanas, fizeram brilhantemente e inteligentemente, nos dando uma belissima lição de sobrevivencia, da humildade x arrogancia e o uso de poder.Não sou absolutamente, o dono da verdade e não quero de modo algum, atingir ninguém no plano pessoal, apenas como um “abian”, frequentador de uma casa de candomblé e com um profundo respeito e admiração que nutro pela nossa religião, faço estas observaçoes na esperança de vim a poder dar a minha humide contribição através destas observaçoes. Abenção aos mais velhos e aos irmaos, AXÈ

  18. Penso que se faz urgente uma tomada e reflexao e discussao interna (“dentro dos terriros e entre eles”) nas religioes de matrizes africanas, tanto para a sua sobrevivencia, assim como para o seu mantenimento e desenvolvimento. Discussoes tais com: As inter relaçooes internas entre os seus membros; a relação do pertencimento (“real”) a religião x modismo e vaidade pessoal; o poder aquisitivo, a posição social, e o fator cor / raça dos seus membros x poder e privilégios dentro da religião. Se estes assuntos não forem corajosamenente enfrentados e discudidos no interno dos terreiros, infelizmenente, ficaremos frajilizados e seremos um alvo facil de ataques e derrotas pelas outras religioes com maior força de poder, vide evangelicos. AXÉ

  19. PARECE LINDO, SOU DE TERREIRO, MAS TÁ AÍ UMA COISA QUE NÃO ENTENDO POR PARTE DE VCS. É O TAL DO FAÇA ASSIM FAÇA ASSADO, SEJA FEITA A MINHA VONTADE E PRONTO. TUDO ISSO É PRA FAZER CERTO? A ÚNICA COISA QUE FALTA É FUNDAMENTO, POR QUE, AFINAL ALGUÉM DEVE SE SUBMETER A REGRAS AS QUAIS NÃO SABE NEM POR QUE DEVE FAZER.
    ALÉM DO MAIS PAI NO SANTO (E DIGO PAI NO SANTO, POR QUE PAI DE SANTO NÃO EXISTE, COMO ALGUÉM PODE SER PAI DE SANTO SE ELE TRABALHA NA LEI DO SANTO)
    PAI NO SANTO DEVERIA PENSAR MELHOR SOBRE A ARROGÂNCIA PRESENTE NOS TERREIROS E LEMBRAR QUE QUANTO MAIS ALTO O CARGO DE ALGUÉM, MAIOR SEU CARREGO E QUANTO MAIOR SEU CARREGO, MAIOR SUA DIVIDA ESPIRITUAL.
    ENTÃO É BOM PARAR DE AGIR COMO SE SUA COROA FOSSE DE OURO SABENDO QUE TÁ DEVENDO ATÉ O OSSO, PRA ESPIRITUALIDADE. OU ALGUÉM AQUI CONHECE ALGUM PAI DE SANTO QUE NÃO TENHA TIDO UMA VIDA SOFRIDA E CHEIA DE CARREGO.
    DEPOIS NÃO SABEM POR QUE FICAM APANHANDO DE ORIXÁ NA LEI DA CAUSA E DO EFEITO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s