Fórum debate o combate ao racismo nas escolas

“Nossas conquistas são diárias, não existe um só dia de descanso para nós do movimento negro”, disse o cantor Lazzo Matumbi, no II Fórum de Educação Étnico Racial que aconteceu no último dia 13 na escola 307/308 Sul, em Brasília. O evento faz parte de um Programa que visa estimular, nas escolas, ações e práticas de combate ao racismo e a inserção do estudo do negro e indígena no conteúdo programático das escolas, como determina a Lei 10.639.

O encontro foi promovido pela Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro em parceria com a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.

Para Lazzo não há o que comemorar no dia 13 de maio. “O dia da assinatura da lei Áurea, bem como a maioria das nossas datas cívicas, foram introduzidas pela elite branca, não celebra nenhuma conquista popular, nenhuma transformação social verdadeira. Serve, principalmente, para a elite branca lembrar-se desse ato de magnanimidade, livrando-se de qualquer responsabilidade direta ou indireta pela situação social dos negros no passado e no presente”.

Abertura do Fórum foi feita pela escola Jardim de Infância 21 de Abril. As crianças de quatro a seis anos mostraram sua capoeira, coordenada pela professora Betinha, do grupo Abada Capoeira. O grupo, na escola, nasceu com o entusiasmo das crianças após a apresentação de um grupo de capoeiristas.

“As crianças ficaram tão empolgadas que resolvemos dar aulas de capoeira na escola”, disse a professora Katiúscia Lucas.

Já o encerramento ficou por conta dos estudantes Pedro e Wesley, que apresentaram o hap da Cidadania, que trabalha a consciência negra.

Esteve também presente no evento, o presidente do Conselho da Defesa dos Direitos do Negro do Distrito Federal, Júlio Romário.


Fonte: Palmares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s