II Seminário Internacional de Antropologia da Saúde e o I Seminário de Saúde da População Negra e Quilombola do Norte de Minas Gerais

A Universidade de Brasília, por meio do Centro de Apoio Comunitário – CEAAC e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB e o Grupo de Pesquisa de Atenção Primária e Saúde Materno-Infantil em Comunidades Quilombolas no Norte de Minas Gerais, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR e apoio institucional da UNIMONTES, realizam o II Seminário Internacional de Antropologia da Saúde e o I Seminário de Saúde da População Negra e Quilombola do Norte de Minas Gerais.

O Objetivo dos evetos é fomentar a discussão sobre a qualidade da assistência à saúde para a população negra e quilombola no norte de Minas, bem como trazer uma reflexão sobre o combate ao racismo institucional e as vulnerabilidades em saúde. O público alvo engloba profissionais, gestores, estudantes e pesquisadores das ciências sociais, antropologia, serviço social, medicina, enfermagem e demais áreas da saúde. Os membros das comunidades quilombolas, do Movimento Negro e a sociedade em geral também estão convidados a participar. O evento constará de palestras, mesas redondas e apresentação de relatos de experiência e trabalhos científicos.

Haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos sobre os temas: Saúde da população negra e quilombola, Racismo institucional, Vulnerabilidades em saúde, Equidade e universalidade no SUS, Antropologia da Saúde, Políticas Públicas de Saúde e Saúde Coletiva, Inclusão social e saúde. Estas temáticas deverão abordar a população negra e a quilombola. Trabalhos que não abordarem estas temáticas não serão analisados. Os resumos deverão ser entregues até dia 04 de julho de 2010 e os resultados dos trabalhos selecionados para apresentação oral/banner/revista científica digital serão divulgados até dia 26 de julho de 2010. Os autores selecionados serão contactados posteriormente pela Comissão para definir a modalidade na qual serão inseridos, dependendo da avaliação e relevância dos temas apresentados. Serão aceitos até dois trabalhos por autor. O limite para co-autoria é de 02 (dois) co-autores. Os trabalhos deverão seguir as linhas e temáticas apresentadas anteriormente. As normas para a inscrição/seleção de trabalhos serão divulgadas posteriormente.

Serviço:

Data: 10/8/10

Local: Auditório do CCBS, prédio 06, segundo andar

Inscrições: NEAB-Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Anexo do Prédio 06, Sala dos Projetos Especiais, Campus Professor Darcy Ribeiro. Tel: 32298306 (horário comercial) – Luziana/Gil, até 28/7/10.

Valor das inscrições: R$10,00 (acadêmicos), R$15,00 (profissionais e comunidade)

Ficha de Inscrição: http://unimontes.br/arquivos/eventos/2010/seminario_ficha_inscricao.pdf

Instruções aos Autores: http://unimontes.br/arquivos/eventos/2010/instrucoes_autores.pdf

Mais informações: CEAAC – Jussara/Bárbara – 32298193 (tarde) ou pelo e-mail: saudepopulacaonegra@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s