24 de junho: São João Batista é Xangô no sincretismo afro-brasileiro

Por ser justo, São João batista foi sincretizado também com a cultura afro-brasileira. Os escravos que vinham para o Brasil o adotaram como sendo a representação de Xangô, orixá da Justiça e da Lei.

Xangô é protetor dos que sofrem injustiças, é Senhor Chefe das Falanges do Oriente. Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza.

Tido como um dos orixás mais venerados e respeitados no Brasil, é a pedra fundamental da obra, é o poder da iniciativa, é padroeiro dos juízes, delegados e advogados do bem. Representa o rei justo que sabe administrar, mas que tem o poder da decisão e do equilíbrio da natureza. Assim, quando os céus mandam seus trovões e as hecatombes destroem os lugarejos, diz-se que Xangô está irado e vem julgar as ações humanas.

Orixá de fogo. É simbolizado pelo machado de dois gumes e representado por um rei ao sentado sobre a pedra da lei. Do seu lado dorme um leão, o guardião da justiça.

Diz a lenda que o reino de Xangô foi invadido por uma horda de guerreiros e a derrota era iminente. Xangô teria que entregar sua coroa aos inimigos. Foi então que procurou Orunmilá que o aconselhou a subir em uma pedreira e aguardar iluminação.

Xangô foi até o local, e de repente, tomado por extrema fúria, começou a bater em uma rocha com seu machado de duas lâminas (oxê), ato que fez desprender fagulhas de fogo sobre os inimigos.

Apavorados, os rivais se entregaram a Xangô, que os perdoou e os aceitou como súditos do reino.

Anúncios

Um comentário sobre “24 de junho: São João Batista é Xangô no sincretismo afro-brasileiro

  1. Em nome de São João Batista e Xangô. peço que o mesmo que aconteceu com ele em relação aos seus inimigos, se dê em nossas vidas, pois nossa casa e nossas vidas foi invadida por inimigos que hoje tem prazido a discordia e tirando nossa paz, peço a São João Batista e Orunmilá que me conceda a graça de subir a uma pedreira e conseguir a iluminação e com o machado de Xangô com suas duas laminas desprenda fagulhas de fogo sobre os inimigos e fazendo com que eles se entreguem a Xangô para que Xangô faça justiça. Peço a Xangô Senhor da Justiça que ela seja feita. Amém!!
    Caô !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s