Algo de negro, do Grupo Folias d’Arte, encenado em Maceió (AL)

O Grupo Folias apresenta uma mostra de rua que integra o projeto Êxodos – O homem cordial, uma reflexão, a partir de cinco espetáculos, do capítulo O homem cordial, da obra Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.

O Folias dedica-se ao ofício há onze anos, por acreditar que a função do teatro vai além da simples criação de espetáculos para divertir o público. Essa trupe de fazedores/criadores vê no fazer teatral a possibilidade de exercer uma função social, desvendando, revelando e contribuindo para que o indivíduo desenvolva a sua potencialidade humana.

No espetáculo, o grupo investiga os efeitos da cordialidade como característica sociocultural brasileira na população afrodescendente, utilizando como recorte um grupo de “perambulantes” sem teto – em sua maioria, negros em permanente confl ito com um “senador”. As peripécias são narradas pelo “guia turístico” Zé e os espectadores poderão assistir e interagir com o espetáculo, encenado em praça pública.

O Folias desenvolve uma linha própria de teatro, trabalhando com autores nacionais, em sua maioria, e adaptando-se a espaços não-convencionais. Outra característica marcante é o uso de técnicas circenses. Nessa apresentação comemorativa, algumas comunidades quilombolas serão convidadas a interagir e participar do processo de construção da peça, que mescla o imaginário afro-brasileiro com uma ácida crítica social.

SERVIÇO

Data: 13 de agosto

Horário: 16h

Local: Ponto Central

Contato: Carlos Francisco Rodrigues.

Tels.: (11) 7499-3284 ou (11) 3361-2223.

E-mail: carlos.fran@oi.com.br

Fonte: Palmares

Anúncios

Um comentário sobre “Algo de negro, do Grupo Folias d’Arte, encenado em Maceió (AL)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s