Intercâmbio Brasil – África do Sul – Técnicos brasileiros avaliam carnaval Sul Africano

Foi apresentado neste sábado, 8 de janeiro, a Ivan Meyer, ministro das Relações de Cultura e Desporto do Gabinete Provincial, o relatório de três técnicos brasileiros sobre o ‘Minster’s Carnival’, o carnaval da Cidade do Cabo, África do Sul. Os especialistas Zé Carlos Garcia, Robson Viana e Roney George foram designados pela Fundação Cultural Palmares (FCP) a realizarem a consultoria, parte de um intercâmbio entre o país africano e o Brasil, visando à qualificação do evento.

Durante toda a semana, Garcia, Viana e George apreciaram desfiles de grupos no Business District e o carnaval competitivo, além de manifestações culturais de comunidades e bairros locais. Eles levantaram potencialidades e possibilidades de investimentos para, mais tarde, definirem propostas quanto aos aspectos culturais e estruturais da festa. Os resultados devem ser disponibilizados nos dois países, até o fim do mês de fevereiro.

Referência no processo criativo dos carnavais de São Paulo e Rio de Janeiro, o espaço de criação Barracão Maravilha do qual dois dos técnicos fazem parte, já foi responsável por outra atividade na África do Sul. Esboçou e produziu alegoria para uma manifestação cultural durante o Expresso Brasil na Copa, organizado pelo Ministério da Cultura (Minc) em julho de 2010.

Segundo Marcelo Velloso, produtor cultural do Barracão, a consultoria é uma oportunidade de troca onde os impactos devem ser relevantes. “O Brasil leva a sua tecnologia de carnaval e traz experiências da cultura africana”, afirma. Para ele, além dos aspectos culturais outros resultados são esperados. “Efeitos positivos para a África do Sul devem ser a profissionalização dos carnavalescos, a qualificação do evento e o desenvolvimento turístico”, reforça.

Elísio Lopes, Diretor de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da FCP, afirma que o país africano tem muito interesse no carnaval brasileiro enquanto referência cultural. “Esta é uma oportunidade interessante levando em consideração a preocupação do governo brasileiro no sentido de fortalecer vínculos”, afirma.

A comissão de técnicos brasileiros deve retornar ao Brasil na próxima terça-feira, 11 de janeiro.

 

Fonte: Palmares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s