Seminário temático de arte e cultura popular

MÁQUINAS POÉTICAS

8 e 9 de abril de 2011

O Museu Casa do Pontal convida educadores, gestores de projetos socioculturais, estudantes universitários e demais interessados para a oitava edição da série de seminários temáticos de arte e cultura popular. Nesta edição, será abordado o tema do movimento na arte, a partir da proposta da exposição temporária “Máquinas Poéticas”, em exibição no Museu Casa do Pontal, que promove o diálogo da obra de Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil, com a dos artistas populares Adalton Lopes, Nhô Caboclo, Laurentino e Saúba.

Vagas limitadas – aberto ao público em geral, mediante inscrições prévias

Inscrições: producao@museucasadopontal.com.br

Outras informações: (21) 2490-3278 / 2490-4013

Programação

Sexta, 8 de abril

9h30 – Chegada dos participantes

10h – Palestra “Movimento e experimentação”, com Luiz Camillo Osório (crítico de arte e curador do MAM-RJ) e Angela Mascelani (antropóloga e diretora do Museu Casa do Pontal)

14h – Mesa “Cenas poéticas”, com Mestre Saúba (artista e brincante) e Vicente de Mello (fotógrafo)

17h30 – Encerramento

Sábado, 9 de abril – Dedicado a educadores , gestores socioculturais e estudantes de pedagogia e licenciatura)

10h – Oficina de elaboração de propostas educativas e culturais com Mestre Saúba e Juliana Prado (atriz, arte educadora e coordenadora do programa educacional e social do Museu Casa do Pontal)

17h – Encerramento

Perfil dos participantes:

Luiz Camillo Osório

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor de Estética e História da Arte da UniRio. É crítico de arte e atualmente curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Autor de artigos, catálogos e livros de arte, como “Abraham Palatnik”, publicado em 2000, pela Cosacnaify.

Angela Mascelani

Doutora em Antropologia Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Antropologia da Arte pela Escola de Belas Artes da mesma instituição. Autora dos livros “O mundo da arte popular brasileira” (2000) e “Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha” (2008). É diretora do Museu Casa do Pontal.

Mestre Saúba

Antônio Elias da Silva, conhecido como Mestre Saúba, é natural de Carpina, PE. Aprendeu a confeccionar bonecos de mamulengo na juventude. Considerado um dos melhores escultores do gênero no Brasil, ficou famoso por alguns de seus trabalhos, como a boneca Dona Lindalva, em tamanho de gente, com quem ele se apresenta dançando; as obras de mamulengo que formam conjuntos, ou mesas e são articuladas e os bonecos ciclistas que se movimentam sob comando das mãos.

Vicente de Mello

Vicente de Mello é fotógrafo, especializado em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Seus trabalhos artísticos foram exibidos no Brasil e no mundo, como Bienal de Havana (1997), Museo del Barrio, de Nova York (2001), MALBA de Buenos Aires

(2002) e Maison Européene de la Photographie, em Paris (2007). Em 2007, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). É autor do livro Áspera imagem (Aeroplano, 2006).

Juliana Prado

Atriz, arte educadora e coordenadora do Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal. Licenciada em Educação Artística da Universidade Metodista do Rio (Bennett). Foi coordenadora executiva da Casa das Artes da Mangueira e do Programa Educativo do CCBB-RJ.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s