Defensor dos direitos dos negros e Prêmio Nobel, Martin Luther King ganha monumento grandioso em Washington

Carolyn Kaster/Associated PressEstátua tem nove metros e foi parcialmente esculpida em um bloco de granito branco chinês, por chineses

Inaugurado no último domingo (16), no Washington Mall, o monumento em homenagem a Martin Luther King Jr relembra a controversa história do ícone da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, assassinado em 1968 aos 39 anos. O presidente americano Barack Obama inaugurou a estátua feita em granito branco chinês. Cerca de 50 mil pessoas compareceram à cerimônia, que incluiu discurso de líderes civis negros e da irmã de Luther King, além de shows de artistas como Aretha Franklyn.

Luther King é o primeiro líder negro a ganhar uma homenagem no Mall – até hoje um panteão de presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Franklyn Roosevelt. “Por mais difíceis que sejam os tempos, sei que vamos superá-los”, declarou Barack Obama.

“Para cada vitória, há reveses. Mesmo após ganhar o Prêmio Nobel da Paz, Luther King foi criticado por muitos”, afirmou, sob aplausos. “Foi atacado por seu próprio povo, pelos que achavam que ele avançava rápido demais e pelos que achavam que ele avançava devagar demais.”

A estátua de 9 metros, circundada por um jardim, foi parcialmente esculpida em um bloco de granito branco por chineses, sob o comando do artista Lei Yixin. Proposto pelo presidente Bill Clinton em 1996, o monumento foi repetidamente atrasado sob controvérsias indo do pagamento de direitos à família de Luther King à administração do memorial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s