Museu da Inconfidência (MG) lançará livros nesta sexta-feira

O Museu da Inconfidência de Minas Gerais lançará, nesta sexta-feira (27), a coleção Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica e o catálogo explicativo da exposição O Negro na formação de Vila Rica, Cultura e Religiosidade, em cartaz no Museu até o dia 29 de janeiro. Os lançamentos fazem parte das comemorações aos 300 anos de elevação a Vila Rica e ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, celebrado em 2011 pela ONU.          

A coleção reúne textos de 100 escritores em quatro volumes, todos acompanhados de estudo crítico feito por pesquisadores de 21 universidades brasileiras e de seis estrangeiras. O trabalho é resultado de dez anos de pesquisa em todas as regiões do país, onde foram mapeadas as literaturas produzidas pelos afrodescendentes desde o período colonial. A editora responsável pela publicação é a Editora UFMG.

Organizador da obra, Eduardo de Assis Duarte, professor aposentado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) palestrará sobre a cultura negra e afrodescendente durante a cerimônia.    

Exposição – Com imagens de santos e objetos ligados aos rituais religiosos católicos e de matriz africana, a mostra O Negro na formação de Vila Rica, Cultura e Religiosidade tem por objetivo apresentar o sincretismo religioso além dos ofícios dos negros na antiga Minas Gerais. As peças pertencem aos Museus da Inconfidência, Histórico Nacional do Rio de Janeiro e Regional de Caeté (MG), bem como a Arquidiocese de Mariana e a colecionadores particulares do Estado de Minas Gerais.

O espaço físico onde acontece a exposição está ambientado com a imagem do retábulo da Igreja de Santa Efigênia do Alto da Cruz que, segundo a lenda, foi construída por Chico Rei e a sua tribo recém-alforriada. A visitação é gratuita.

Serviço:

O quê: Lançamento da coleção Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica e do catálogo da exposição O Negro na formação de Vila Rica, Cultura e Religiosidade
Data: 27 de janeiro    
Horário: 20h
Local: Auditório, Anexo I do Museu da Inconfidência.

Endereço: Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico, Ouro Preto – Minas Gerais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s