Evangélicos protestam contra instalação de estátua de Iemanjá

Aquilo que era para representar uma homenagem à diversidade e à união dos povos está à beira de uma briga religiosa. Evangélicos de São Vicente reuniram-se na tarde desta quarta-feira na Praia do Itararé para mostrar o descontentamento com um projeto de lei que prevê a instalação de uma escultura de Iemanjá no local.

O protesto deixou indignados representantes de religiões de matrizes africanas da Baixada Santista, que se dizem vítimas de preconceito e afirmam que o ato fere a Constituição Federal, que prevê a liberdade religiosa.

A polêmica também ganhou a internet, onde várias pessoas de diferentes religiões criticaram o posicionamento dos evangélicos quanto à proposta do vereador Hilton Macedo (PSB). 

 

Créditos: Vanessa Rodrigues

Na Praia do Itararé, evangélicos realizaram protesto contra a instalação da estátua

Pelo projeto, uma estátua de 2,30 metros de altura por 1,05 metro de largura e pesando 230 quilos seria construída, sem custos para São Vicente, em homenagem à Mãe das Águas.

Estátuas de Iemanjá estão presentes em várias cidades brasileiras, inclusive em Praia Grande, que foi visitada por aproximadamente 30 mil pessoas em dois finais de semana de dezembro, durante festejos, conforme informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

Segundo Izaías Lopes, da Associação Amigos Pastores de São Vicente, o protesto não tem a intenção de cercear a liberdade de culto, mas sim a de demonstrar a democracia.

“O culto deve ser exercido em locais apropriados. A praia não é o local. Além de haver um impacto ambiental devido às oferendas que serão deixadas na areia”, diz Lopes.

O vereador licenciado Fernando Bispo (PSB), atual secretário municipal de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, chegou a dizer que antecipa sua volta à Câmara para derrubar o projeto.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Valter Guerreiro, que também é ministro religioso e pai-de-santo, classifica o ato dos evangélicos como intolerância religiosa. “Isso chega a ser um crime. Não vamos ficar parados assistindo uma cultura milenar ser tratada com preconceito”.

O diretor-presidente da Federação Nacional da Religião Orixá, Gladston Bispo, declara repudiar a atitude dos evangélicos. “Estou muito machucado e constrangido com mais esse ato de violência ao longo dos tempos”, diz Bispo.

Anúncios

4 comentários sobre “Evangélicos protestam contra instalação de estátua de Iemanjá

  1. O sr. Izaías Lopes está completamente por fora! Assim como a população brasileira está se adequando à retirada das sacolinhas de supermercados, e a outras tantas mudanças de hábito, as oferendas também estão sendo adaptadas de forma a não poluir mais as águas, ele deveria ir assistir antes de falar. Com certeza terá uma grata surpresa. Muitas tendas entram e saem das praias sem deixar uma sujeirinha sequer, todos levam seus acessórios para trazerem todo o lixo e não mais descarregam coisas que poluem e ainda fica mantido banners avisando que aquela atenda atende às exigencias de preservação do meio ambiente. Caso que não vejo nos acampamentos evangélicos!!!!!
    Quanto ao vereador licenciado Fernando Bispo do PSB atual secretario municipal de comércio, industria e negocios portuários ele já está afirmando ser preconceituoso, declara aqui abertamente que é contra , sem ao menos ter lido o projeto , ou seja, ele não é imparcial, sendo assim um absurdo ele ocupar uma cadeira publica tão importante mantendo esta postura racista, preconceituosa, arbitrária e intempestuosa! Tenho pena dos contribuintes da região!
    Estou chocada em pleno século, em 2012, ainda há tantos preconceitos e racismos e atitudes autoritárias anti religiosas. Com tantas guerras, com tanta experiencia que vemos outros povos sofrendo é um absurdo ainda no Brasil haver pessoas com esse baixo entendimento, com essa dificuldade em socializar-se.
    Espero que todos os líderes religiosos pensem em Deus antes de pensarem em si próprio e muito menos em suas plataformas politico-religiosas arbitrárias.
    Somos todos irmãos não se esqueçam disso. Pensem em como Deus pode ficar triste com cada atitude contra seu irmão!!!

  2. O que eu não entendo é o fato de acharem que estamos idolatrando – ou institucionalizando – Estátuas e não percebem que estão idolatrando ( ou institucionalizando ) livros. Pra continuar, esperando alguma repercussão, devemos considerar Livro como Palavra tanto quanto Imagens como Lembrança de quem nos remete ao mesmo sentimento de valor.

  3. a praia já esta um lixo vai ficar bem pior. Que estas palavras fique para os evangelicos: meus irmãos lembre-se que a besta aparecera sobre o mar, vcs leem a biblia ou não? Apocalipse 13 ver 1 ao 10a besta que emerge o mar !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s