Respeitáveis ícones da cultura afro-brasileira falam sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Em entrevista ao site da Fundação Cultural Palmares, respeitáveis ícones da cultura afro-brasileira falam sobre a importância do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra comemorado neste 20 de novembro em mais de 780 estados brasileiros. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.  

 

Acompanhe os depoimentos:

 

“Zumbi dos Palmares é exemplo único de herói nacional cujo heroísmo foi resgatado nas ruas, nos manifestos contra o racismo, nos enredos das escolas de samba, nas letras da música popular brasileira, nas lutas do Movimento Negro brasileiro. Posteriormente o nome Zumbi foi inscrito no Panteão dos Heróis Nacionais e nos livros didáticos de história. Esta trajetória singular ilustra a força do legado de Zumbi dos Palmares e o quanto seu exemplo de vida prossegue inspirando todos os brasileiros que lutam por justiça e igualdade.”

Prof. Dr. Hédio Silva Jr., Advogado e Professor de Direito Penal na Universidade Zumbi dos Palmares

 

“Sem dúvidas o dia 20 de novembro é importante pra mim. No entanto, mais do que um feriado pra festejar o orgulho que temos de sermos negros, o orgulho da nossa cultura e da nossa cor, eu acredito que a data deve ser marcada pela reflexão e a verdadeira tomada de consciência – saindo do plano das ideias e partindo para a ação efetiva – sobre a violência da qual os negros ainda são vítimas neste país tão preconceituoso que é o Brasil.”

Emicida

 

“O dia 20 de novembro, simbolicamente dedicado a Zumbi dos Palmares, representa o grito de todos os negros e negras do Brasil por liberdade, justiça e em protesto pelos horrores da escravidão e pela teimosia da exclusão. O dia 20 de novembro é a referência de lutas por um Brasil livre e justo para todos”. 

Deputado Domingos Dutra (PT/MA)

 

“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, representa a consciência do povo e da nação brasileira em respeito a memória e a luta dos escravos e seus descendentes que ajudaram a construir esse País. Essa história faz parte da minha vida. É uma honra e um prazer poder participar dessa comemoração”.

Wilson Simoninha  

 

“É de suma importância para o Brasil, porque aponta para a profunda e urgente necessidade de compreender a ampla e complexa dimensão da presença africana no país e no mundo. A tradição de matriz africana, junto com a indígena, fundamenta as nossas possibilidades de enfrentar o grande desafio do nosso tempo: viver em harmonia com a natureza e sustentar a convivência entre os povos”.

Elisa Larkin Nascimento

 

“O dia 20 novembro é certamente um dia de vitoria. Resultado de muita luta, um presente para todos. Dia de reflexão, celebração e comunhão de povos. Dia de lembrar o passado para fazer um futuro melhor. é muito bonito poder ter um dia para homenagear quem através dos anos vem ajudando a construir nosso país”.

Max de Castro

 

“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é importante para mim e para o país, pois ainda há muito por fazer, com fé e amor estamos conquistando um lugar de respeito merecido. O ancestral não morre quando é lembrado e , Zumbi esta e estará sempre entre nós.”

Mãe Railda

 

 “Para nós, afrobrasileiros, o 20 de novembro expressa a resistência e a luta pela liberdade de homens e mulheres escravizados contra um regime de exploração absoluta. Zumbi e Dandara são os símbolos maiores desta resistência. A data expressa também a importância da estratégia negra, no passado e atualmente, em fazer do dia feriado como de outros heróis e manifestações da consciência de igualdade que queremos”.

Janete Pietá

 

Fonte: Palmares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s