Seminário no RJ discute intolerância religiosa na educação

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) realiza, nesta quarta-feira (12), em Estácio, no Rio de Janeiro, o Seminário Intolerância Religiosa na Educação. O evento, que faz parte do projeto “Seminários caminho para liberdade religiosa”, conta com o apoio do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Segundo Astrogildo Filho, um dos organizadores do evento, o seminário faz parte do ciclo de debates que passará por três cidades do Rio de Janeiro e deverá culminar com uma grande mobilização no dia 21 de janeiro de 2013 – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. “Nós vamos discutir o tema e propor soluções para que seja criado o Plano Nacional de Intolerância Religiosa”, afirma. “É uma mobilização da sociedade civil que busca chamar a atenção do governo para um tema muito importante”, garante.

Os próximos seminários ainda não têm data e locais definidos, mas terão como tema “liberdade de expressão” e “laicidade e o Estado”. A participação é gratuita.

Dia de Combate – O Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi oficializado pela Lei nº 11.635, em 2007. A data homenageia a sacerdotisa, Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda. Ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador, Mãe Gilda morreu de enfarte, após ser acusada de charlatanismo no periódico de uma instituição religiosa protestante.

A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa. A Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.

Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s