Fiéis aproveitam 1ª sexta do ano para renovar pedidos a Senhor do Bonfim

Centenas de baianos seguem a tradição católica e sobem a Colina Sagrada, na Cidade Baixa, em Salvador, para renovar os pedidos a Senhor do Bonfim. Os fiéis costumam repetir o ritual sempre na última e na primeira sexta-feira do ano. Para auxiliar os pedidos, urnas para receber as mensagens dos devotos foram espalhadas pela igreja. Com os papéis depositados, as urnas são levadas ao altar do Senhor do Bonfim.

Pela grande quantidade de devotos, a missa que começou às 6h desta sexta-feira foi realizada do lado de fora do templo, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Os responsáveis pela Basílica do Senhor do Bonfim estimam que cerca de 50 mil pessoas passem pela Colina Sagrada até o fim do dia.

“Sempre na primeira sexta-feira do ano, sobem a Colina Sagrada para aqui confiar ao Senhor do Bonfim seus projetos, seus sonhos, seus desejos para o ano novo que começa. É uma tradição muito bonita e muito importante do nosso povo baiano”, conta o reitor da Basílica, padre Edson Menezes.

Última sexta do ano – Centenas de pessoas foram à Igreja do Bonfim na última sexta do ano de 2012 para agradecer as conquistas e fazer novos planos. Por isso, o dia é conhecido tradicionalmente como a “Sexta – feira da Gratidão”.

O advogado Adriano Ferreira levou as chaves do carro para simbolizar a conquista obtida no ano. “Graças ao Senhor do Bonfim, eu consegui trocar de carro. Vim agradecer e pedir paz para o próximo ano”, disse.

A estudante Amanda Santos, que fez aniversário na sexta-feira, aproveitou a ida à igreja para pedir ao Senhor do Bonfim para ser aprovada no vestibular de Medicina. “Vim aqui na igreja para pedir a graça de passar no vestibular de Medicina, que é o meu grande sonho. É a última sexta-feira, meu aniversário, e está tudo dando certo para eu alcançar meu objetivo”, contou a estudante.

A funcionária pública Cremilda Batista foi à igreja agradecer pela melhora da mãe, que estava doente. “Ela está com 87 anos, teve um derrame e graças a Jesus minha mãe está boa, está bem em casa. Tudo eu agradeço a ele”, relatou.

Para os seguidores do candomblé, a ida ao Bonfim é em reverência a Oxalá, que é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. “Eu vim buscar a paz de Oxalá, a missa e espero que em 2013 seja tudo de bom pra a gente”, comentou Edilene Nascimento, manicure.

Fonte: G1 Bahia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s