Casa de Candomblé promove lavagem das escadarias da AL-CE

Ação simboliza limpeza do ódio, fundamentalismo e discriminação.

1º Ijexá para a Democracia, evento realizado pelo terreiro no dia 1° de junho

 

Terreiro de Candomblé Ilê Axé Omo Tifé promove, na próxima quinta-feira, 7, lavagem das escadarias da Assembleia Legislativa do Ceará(AL-CE). A ação, intitulada pelo Candomblé de “Omi Oya”, terá como objetivo “a limpeza do ódio, fundamentalismo e discriminação”.

A concentração do ato está marcada para as 8 horas, na Praça da Imprensa, no bairro Aldeota. Ele tem parceria do Fórum Cearense de Mulheres (FCM), Tambores de Safo, Instituto Negra do Ceará (Inegra), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude e outros movimentos sociais.

“Dançaremos e ergueremos nossos braços em sinal de rompimento com a moralidade excludente dos bons, a defesa do nosso povo e dos seus direitos são bandeiras que não negociamos”, explica afirma Iyalorixá Valéria de Logun Edé, líder do terreiro, que está localizado no bairro Jangurussu.

“Não serão as nossas lágrimas que lavarão aquelas escadas… Serão águas de cheiro! Nosso povo produz amor! Nosso povo tem mão fértil. Não se deve esquecer, bem sei, que Oyá estará lá”, afirma a liderança.

A ação surgiu durante o “1º Ijexá para a Democracia“, uma iniciativa da Casa que reuniu representantes de movimentos sociais, povos de terreiro, lideranças comunitárias e coletivos autônomos, no último dia 11 de junho. O evento marcou o início de uma série de ações que o Ilê Axé Omo Tifé pretende realizar contra o impeachment de Dilma e em defesa dos direitos das Casas de Candomblé.

Fonte: O Povo

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s