Livro conta a história de famoso terreiro de candomblé nagô do Brasil

Baixar áudio – Ouça a entrevista!

Livro mostra importância, respeito e reconhecimento que o cargo de equede tem dentro do candomblé

Livro mostra importância, respeito e reconhecimento que o cargo de equede tem dentro do candomblé Dadá Jaques/Editora Barabô

O Ecos da Terra – Gênero e Sustentabilidade da terça-feira (5) homenageia o terreiro mais famoso de candomblê nagô do Brasil, o Terreiro Casa Branca, na Bahia. No livro “Equede – A Mãe de Todos” somos apresentados a história de vida da mãe Sinha. Um testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, a Equede Sinha, que como diz o título da obra é “a mãe de todos e todas” na casa.

“Eu acredito que a gente é escolhido para ser mãe dos filhos que a gente inicia. E a partir do momento que você é escolhida por um orixá para o cargo de equede, você é equede em qualquer lugar que você chega. O orixá da equede também escolhe a sua mãe. Existe uma hierarquia e é preciso respeitar o mais velho”, explica a mãe de santo.

Sobre o respeito e a importância ao candomblé, Mãe Sinha destaca os direitos e deveres da religião às prévias do lançamento do livro “Equede – A Mãe de Todos” no RJ – ainda sem data definida. “Nossa religião é cuidar da natureza e do meio ambiente. Eu costumo dizer que nós somos os primeiros ambientalistas do mundo pois essa é nossa função dentro do terreiro. Mas já sofremos muito preconceito sim”.

Fica a dica para uma leitura que ensina um pouco da cultura afro-brasileira e muito da história do país. Clique no player acima para ouvir a entrevista completa.

O Ecos da Terra – Gênero e Sustentabilidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro – 800 kHz com apresentação de Denise Viola. Participe do programa ao vivo pelo telefone (21) 2117-6922 ou mande mensagem através do Whatsapp (21) 99864-0238

 

Fonte: EBC Rádios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s